quarta-feira, junho 29, 2005

Ultra... VNC!!!

Para quem ja teve a oportunidade de alguma vez experimentar o VNC - abreviatura de Virtual Network Computing - e que consiste em poder controlar o ambiente de trabalho de outro computador a partir de outro computador (mesmo que não saiba do que estou a falar, apercebe-se perfeitamente das extraordinárioas potencialidades deste programa). Se bem que já existem há muito tempo soluções profissionais mais conhecidas das quais a mais conhecida é o pcAnywhere da Symantec (a mesma companhia que produz os produtos da "marca" Norton), o VNC - implementado na Universidade de Cambridge, em Inglaterra é um magnífico exemplo do que um programa open-source é capaz de alcançar. Se bem que já nasceram outros projectos baseados na licença GPL - dos quais os mais conhecidos são o TightVNC e o TridiaVNC - principalmente o primeiro, de que já sou adepto há já dois anos, e que trabalha muito bem em ligações de largura de banda mais apertada como através da Internet, possibilitando-me a mim controlar o desktop da minha máquina caseira a partir da universidade, eis que me deparei hoje com o lançamento de uma nova "distribuição" de VNC, vamos chamar-lhe assim, chamada UltraVNC, na sua primeira official release (1.0.0) e por aquilo que tive oportundidade de experimentar, fiquei extremamente agradado de tal forma que já penso em largar o TightVNC e usar só o UltraVNC. O que fez tomar esta decisão drástica foi o facto desta "distribuição" ser uma súmula do melhor daquilo que todas os "VNC's" até agora já conseguiram. Vai buscar um pouco a todas. A interface é agradável, pode-se fazer login como na funcionalidade de acesso remoto do XP, usando uma conta aberta na máquina que queremos aceder, em vez de estar a especificar uma password só para uso do VNC, sei lá, como ainda não tive oportunidade de explorar por completo, que mais posso dizer ?

Sem comentários: