quarta-feira, agosto 25, 2010

Descoberto o sistema solar mais parecido com o nosso - Ciências - PUBLICO.PT

Descoberto o sistema solar mais parecido com o nosso - Ciências - PUBLICO.PT
É a grande notícia no meio científico do dia de hoje, sendo, sem qualquer dúvida, motivo suficiente para voltar a colocar um novo artigo neste blog raramente actualizado.
Todos nós sabemos, fora de qualquer outro motivo, que todos nós esperamos por aquele dia em que alguém das notícias venha com uma notícia do género "encontrado planeta com vida idêntico à Terra - fortes provas de existência de vida inteligente". Fora isso, ficamos sempre desiludidos por esse momento nunca mais chegar, mas é preciso ver, devido às leis relativistas, qualquer viagem ao encontro de um destes planetas está condenados a durar a mais do que o tempo da duração de uma vida humana. É preciso evoluir a nossa ciência ao ponto da hibernação e prolongamento da vida, ou, quanto muito, do desenvolvimento de sondas capazes de alcançar locais propícios à colonização pelas formas de Vida deste planeta.
Ainda assim, podemos dar-nos por satisfeitos por conseguirmos ser capazes de inventariar planetas extra-solares, coisa que há mais de vinte anos, estaria apenas no sonho de uns poucos. No futuro, quem sabe... o que poderemos vir a fazer... mas existe uma coisa que é preciso não esquecer: é melhor manter a casa arrumada do que aventurar-nos por esse universo fora para depois cairmos noutro planeta e voltar a repetir os mesmos erros que cometemos neste nosso "berço".


Sem comentários: